BIOLOGIA EVOLUTIVA


Você sabia que nas populações animais e vegetais isoladas – como as que habitam as ilhas oceânicas – a competição é menos intensa? 

Ao deparar-se com os curiosos habitantes das ilhas Galápagos, em 1835, Charles Darwin constatou, com espanto, os resultados do seu isolamento. Galápagos é um laboratório a céu aberto. Sua fauna e flora serviram de base para Darwin desenvolver a teoria da evolução das espécies. Depois dele, o local recebeu reconhecimento internacional. Hoje, as expedições turísticas substituem em número as científicas, mas o feitiço das ilhas continua o mesmo. A fauna das Galápagos oferece provas muito mais evidentes do fenômeno evolutivo do que se pode encontrar na maior parte dos ambientes naturais, onde as inter-relações dos organismos são mais complexas. Quando ali aportou, Darwin apenas começava a meditar a respeito da origem das espécies. O que ele viu nas Galápagos facultou-lhe observações e conhecimentos indispensáveis à sua teoria.

As ilhas Galápagos, com um grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas preserva o habitat de espécies como iguanas, leão-marinho (VIDE Figura) e tartarugas-gigantes. Galápagos localiza-se no:


Oceano Atlântico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Norte e fazem parte do território do Equador.


Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.


Oceano Atlântico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.


Mar Mediterrâneo a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.


Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Norte e fazem parte do território do Equador.

Leia atentamente os Textos 01 e 02 e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Texto 01

O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta. Assim, dentro dos limites do material e dos métodos que lhe eram acessíveis, realizou investigações em campos tão diversos, como a Biologia marinha, a Anatomia e a Embriologia. Concebia o mundo orgânico como consistindo de três estágios:
- vegetais;
- vegetais – animais, um grupo de transição, que incluía as esponjas e as anêmonas-do-mar;
- animais.

Texto 02

As aves, eram originalmente terrestres. Uma ave terrestre, procurando alimento na água, abriria os dedos para golpear a água ao mover-se. A pele, na base dos dedos, estaria sendo continuamente esticadas e os movimentos musculares das pernas provocariam maior fluxo de sangue aos pés. Em consequência, a pele cresceria como palmouras entre os dedos, como nos patos, pelicanos e outras aves aquáticas.

A diversidade e a evolução se manifestam sob vários aspectos no mundo vivo: na estrutura, na composição química, na natureza dos processos vitais, no desenvolvimento embrionário, na maneira pela qual os animais e vegetais estão distribuídos na Terra e adaptados a diferentes ambientes, na classificação dos seres vivos e nos restos de organismos preservados como fósseis. Considerando os textos acima, pode-se afirmar que correspondem às ideias de:


Texto 01: Lamarck; Texto 02: Aristóteles.


Texto 01: Aristóteles; Texto 02: Lamarck.


Texto 01: Empédocles; Texto 02: Lamarck.


Texto 01: Empédocles; Texto 02: Darwin.


Texto 01: Aristóteles; Texto 02: Darwin.

Foi durante sua viagem e a partir das observações da natureza e coleta de animais que fez em Galápagos que o cientista conseguiu o material necessário para a formulação de sua inovadora teoria. As revelações de Darwin causaram grande rebuliço nos meios científicos e religiosos do período, mas ainda hoje são o principal paradigma para explicar diversos fenômenos biológicos. Depois de percorrer a costa do Brasil, onde fez escalas na Bahia e no Rio de Janeiro, no Uruguai, na Argentina, no Chile e na Bolívia, o veleiro de 27 metros da Marinha Real inglesa aportou em Galápagos.

Considerando as informações apresentadas e o conteúdo correlato, avalie as afirmações a seguir.

I) Nas Galápagos, a ausência de outras espécies competidoras e a variedade de alimentos e habitats, permitiram aos tentilhões, originalmente comedoras de sementes, uma diversificação no tamanho, na forma do bico e no hábito alimentar.

II) Quando explorou o arquipélago de Galápagos, situado a oeste da Colômbia, Darwin observou que a maioria das espécies presentes naquele ambiente não era encontrada em nenhuma outra parte do mundo, apesar de serem similares a espécies da América do Sul continental, localizada 1000 km ao leste.

III) O alcatraz macho, uma espécie típica de Galápagos, distende o saco gular de cor viva, a fim de atrair a atenção da fêmea durante o "namoro" e a construção do ninho.

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

As ilhas Galápagos foram fundamentais para os estudos de Charles Darwin: nesta região afastada, o inglês observou parte das espécies que inspiraram sua revolucionária Teoria da Evolução. Darwin chegou às ilhas Galápagos em 1835, quando tinha 26 anos, em uma expedição a bordo do navio "Beagle". Suas observações nesse arquipélago foram determinantes na divulgação, duas décadas depois, de sua obra-prima, "A origem das espécies".

Carlos Valle, chefe do Departamento de Biologia da Universidade San Francisco e renomado especialista em vida animal nas Galápagos, considera que o cientista inglês "descobriu a melhor evidência" para postular os princípios da eficácia reprodutiva, segundo os quais as espécies desenvolvem vantagens adaptativas para melhorar sua reprodução. Formadas por 13 ilhas maiores e 17 ilhotas, "Darwin notou que em Galápagos as condições ambientais variavam pouco entre uma ilha e outra, mas que essas diferenças tinham influência sobre o tamanho dos bicos em pássaros da mesma espécie dependendo do tipo de semente que crescesse no local", explicou Valle.

Com isso, chegou à conclusão de que "em um território relativamente pequeno pode haver 14 espécies de um mesmo pássaro e que suas variações estão relacionadas com o ambiente onde vivem", disse Valle. "Darwin viajou por muitos lugares do mundo, mas em Galápagos se deparou com uma situação única: as aves de todas as ilhas pareciam idênticas, mas logo se deu conta de que havia diferenças entre elas dependendo do local onde vivessem", explicou Matthias Wolff, diretor da Fundação Charles Darwin em Galápagos. As ilhas equatorianas "não são o tema principal do livro sobre a origem das espécies, mas sua viagem a esse lugar foi muito importante, poderia se dizer que foi fundamental para que compreendesse a evolução", acrescentou.

Há três décadas, as Galápagos foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Comunicação (Unesco), e em 2008 foram incluídas na lista de reservas ameaçadas pela invasão de espécies nocivas e pelo impacto do turismo. A região adotou o nome das tartarugas gigantes que a habitam e é considerada o laboratório natural de Darwin.

"Quase dois séculos depois, os postulados de Charles Darwin se mantêm intactos, e o que as pesquisas modernas fizeram foi aperfeiçoá-los sem fechar a porta, como fez o próprio cientista, para outras explicações como a derivação genética, que é a inclusão do acaso na evolução", destacou Valle. 

Fonte: Disponível em: http://br.ccm.net/news/10163-ilhas-galapagos-o-laboratorio-natural-que-inspirou-charles-darwin.Acesso em: 24 nov.2016.

Com relação ao texto acima e considerando os estudos sobre a fauna encontrada em Galápagos, avalie as asserções a seguir.

I)  A característica mais peculiar da fragata é a capacidade que os machos têm de inflar o papo vermelho para atrair as fêmeas. Ela acasala apenas uma vez a cada dois anos, pois o único filhote do casal leva um ano para se tornar independente.

II) A iguana terrestre mede mais 1 metro e pode pesar 13 kg. Herbívoras, vivem nas áreas mais áridas das ilhas e, para escapar do Sol do meio-dia, costumam abrigar-se nas sombras de cactos, rochas e árvores.

III)A iguana marinha é o único lagarto a se aventurar no mar. Ele come algas que nascem no fundo do oceano e é capaz de mergulhar a grandes profundidades e ficar uma hora submersa. Uma glândula na cabeça processa a água do mar e espirra o sal pelas narinas.

IV)Ao lado dos répteis, as ilhas Galápagos possuem uma alentada população alada. Embora de pequena distribuição geográfica, o alcatraz das Galápagos  é emérito voador. Em busca de alimento, ele paira graciosamente acima de outra ave, espera que esta capture um peixe e, em seguida, vai direto ao ataque, forçando-a a abandonar a presa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.


Somente a asserção IV está correta.


Somente as asserções II, III e IV estão corretas.


Somente as asserções I, II e IV estão corretas.


Somente as asserções I e III estão corretas.


As asserções I, II, III e IV estão corretas.

Imagine um livro, para compreendermos a história da vida na Terra, já que os acontecimentos separados que formam essa história, devem estar dispostos em sequência e relação corretas. Os registros impressos estão fortemente encadernados de modo que as páginas se seguem uma à outra, na sequência correta e fornecem ao leitor um relatório coerente e relacionado. Mas, no registro geológico, como podemos dizer qual é a página 1, a 2, a 3, e assim por diante? Futuyma (2003) afirma que muito antes de Darwin ter convencido o mundo científico da realidade da evolução, geólogos haviam estabelecido a cronologia relativa dos períodos geológicos, isto é, sua ordem cronológica, com base no princípio da superposição – rochas mais jovens são depositadas sobre rochas mais antigas.

Considerando o texto acima e os estudos sobre a evolução das espécies na disciplina: Biologia evolutiva, analise as afirmações abaixo:

I)  A biogeografia desempenhou um papel decisivo nas origens da teoria da evolução; por exemplo, parte da inspiração que levou Darwin à convicção da realidade da evolução veio de suas observações da distribuição de espécies semelhantes de aves e tartarugas nas Ilhas Galápagos e das semelhanças e diferenças entre os mamíferos fósseis e recentes da América do Sul.

II) Em uma escavação no Egito, paleontólogos encontraram o esqueleto quase completo de um animal semelhante a uma baleia, é hoje conhecido como Dorudon. Existente há 40 milhões de anos, ele possuía uma pelve separada, junto à extremidade da cauda, assim como pequenas e inúteis pernas.

III)Nas Galápagos, a ausência de outras espécies competidoras e a variedade de alimentos e habitats, permitiram aos tentilhões, originalmente comedoras de sementes, uma diversificação no tamanho, na forma do bico e no hábito alimentar.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I e II, apenas.


I, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

Seleção sexual

A seleção sexual teve um papel importante e coerente para a teoria na sua globalidade. Mostrando os limites de ação da seleção natural, abria-se uma interpretação mais ampla do mecanismo seletivo em geral: a evolução não seleciona tanto uma espécie por sua capacidade de sobreviver quanto por seu sucesso reprodutivo. Quanto mais descendência tem um macho, mais chances ele terá de transmitir seu patrimônio genético.

Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações:

I) A seleção sexual, segundo Darwin, não depende da luta pela sobrevivência, mas da luta entre os indivíduos de um sexo, geralmente os machos, para assegurarem-se da posse do outro sexo. Essa luta não termina pela morte do vencido, mas pela privação ou pela pequena quantidade de descendentes.

II) A seleção sexual é menos rigorosa do que a seleção natural. Geralmente, os machos mais vigorosos, ou seja, aqueles que são mais aptos a ocupar seu lugar na natureza, deixam maior número de descendentes.

III) Para Darwin, a seleção sexual que ocorre, por exemplo, nos tigres, ilustra a luta pela sobrevivência, que inclui uma luta constante pela posse dos machos.

IV) As espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo, ou seja, Darwin afirmou que a evolução é um fato histórico. O agente que produz as modificações é a seleção natural.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:


I, II e IV, apenas.


I e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III, apenas.

Analise atentamente o texto abaixo: Anaximandro de Mileto. Em seguida, assinale a alternativa correta.

Anaximandro de Mileto

Anaximandro de Mileto (610 a.C.- 547 a.C.) foi discípulo de Tales. Assim como seu mestre, procurou compreender o princípio (arkhé) que origina toda a realidade. Porém, em suas investigações, não encontrou em nenhum elemento físico este princípio, mas no que chamou de ápeiron. Segundo Anaximandro, é a partir da transformação de cada coisa no seu contrário, isto é, da mudança entre pares de opostos da realidade, que podemos perceber que elas estão imersas em um turbilhão infinito, ilimitado, indeterminado, mas que determina e limita todos os seres. A este turbilhão original denominou ápeiron.

Para o nosso filósofo, pares de contrários são, por exemplo, quente-frio e seco-úmido. Isto quer dizer que em cada coisa somente um de cada par pode existir, não podendo, pois, coexistirem em um mesmo objeto, o quente e o frio. Por isso percebemos a ordem nesta determinação. Mas se nenhuma predomina eternamente (pois uma só existe quando a outra não está presente) é porque devem ser determinadas por algo extrínseco (fora) a elas, algo ilimitado, mas que as limita, o ápeiron (ilimitado, indefinido, indestrutível, indeterminado).

Assim, o que tem geração ou início tem também fim. E a mudança dos seres não pode em si e por si mesmos se determinar. Logo, a solução encontrada por Anaximandro de um princípio sem limites, sem fim e sem determinação, era o ápeiron.

Fonte: Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/anaximandro.htm. Acesso em: 16 out.2016.

Figura: Anaximandro de Mileto.

De acordo com Anaximandro, cuja vida adulta estendeu-se pela primeira metade do século VI a.C., os homens foram formados:


como peixes; com o tempo, perderam a pele de peixe e iniciaram a vida em terra firme.


como anfíbios; com o tempo, "trocaram" a pele fina e úmida e iniciaram a vida em terra firme.


como répteis; com o tempo, perderam as escamas ou placas córneas e iniciaram a vida em terra firme.


como peixes ou répteis escamados; com o tempo, "trocaram" o revestimento externo e iniciaram a vida em terra firme.


como peixes ou anfíbios anuros; com o tempo, "trocaram" o revestimento externo e iniciaram a vida em terra firme.

Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O conceito de natureza em: A origem das espécies

A questão mestra de A origem das espécies, conforme declara seu autor, Charles Darwin, na introdução à obra, é lançar alguma luz sobre esse mistério dos mistérios, a origem das espécies, é entender como as espécies surgem na natureza. Parte essencial da resposta a essa questão encontra-se em uma dada visão de natureza que se impõe desde o início do texto, juntamente com a necessidade de se focalizar a rede de relações, o pano de fundo integrador, que sustenta a problemática a ser investigada em A origem das espécies. Essa problemática apresenta-se sob diferentes versões: como são aperfeiçoadas as surpreendentes adaptações de uma parte da organização com relação à outra e às condições de vida, e de um ser orgânico com relação a outro? Como as variedades, as chamadas espécies incipientes, convertem-se, por fim, em distintas espécies, as quais, na maioria dos casos, diferem mais entre si do que as variedades de uma mesma espécie? Como surgem os grupos de espécies chamados gêneros distintos, os quais diferem entre si mais do que as espécies de um mesmo gênero? (DARWIN, 1875, p. 48-9).

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8n3/7651.pdf. Acesso em: 25 mar.2017.

Considerando as informações acima e os estudos sobre o naturalista Charles Darwin, pode-se afirmar que o mecanismo evolutivo do autor é sustentado pela:


hipótese que todos os seres vivos originam-se de outros seres vivos preexistentes.


gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.


ideia de que um criador sobrenatural teria sido o responsável pela variedade de organismos espalhados pela Terra - o criacionismo.


teoria do Big Bang, que atualmente é a que melhor contempla, na ciência, essas nossas indagações sobre a origem das espécies.


seleção natural como poder de mudança, ou o mais importante meio de modificação, na sua condição de princípio da natureza.

A primeira teoria geral da evolução foi proposta por Jean Baptiste de Lamarck (1744 – 1829), anatomista e estudante da sistemática. Embora tivesse realizado algumas conclusões errôneas, foi um pesquisador muito expressivo para a biologia evolutiva.

Assinale a alternativa que indica os dois pontos basilares da teoria que ficou versada por lamarckismo.


Seleção natural e mutação.


Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


Recombinação gênica e lei do uso e desuso.


Oscilação genética e lei do uso e desuso.


Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

A primeira teoria geral da evolução foi proposta por Jean Baptiste de Lamarck (1744 – 1829), anatomista e estudante da sistemática. Embora tivesse realizado algumas conclusões errôneas, foi um pesquisador muito expressivo para a biologia evolutiva.

Assinale a alternativa que indica os dois pontos basilares da teoria que ficou versada por lamarckismo.


Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


Recombinação gênica e lei do uso e desuso.


Seleção natural e mutação.


Oscilação genética e lei do uso e desuso.


Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

Páginas: 12345678910